Libra

Waage

Libra é o único signo que possui um símbolo em forma de instrumento e não símbolo humano ou animal: os pratos da balança. A balança de Libra tem um significado profundo para os egípcios. Eles diziam que na hora da morte, a deusa Maat colocava a alma humana em um prato e uma pena no outro prato da balança. Se o prato se inclinasse, nem que fosse somente um pouco, a alma deveria reencarnar para perder o peso extra e tornar-se harmônica e leve. Não é sempre que os librianos modernos se preocupam com o peso de suas almas. Porém os constantes atos de equilíbrio em que se envolvem por causa de seus parceiros podem fazer com que seu peso diminua. A balança de uma típica pessoa de Libra, está sempre pesando e medindo a qualidade, a igualdade ou a justiça de seus atuais relacionamentos, tanto relacionamentos sociais, como afetivo, ou profissional.
Libra é o signo do equinócio de outono e representa o momento de transição no ciclo das estações. Os dias e as noites possuem igual comprimento, de forma que as energias do « Eu » (dia) e a consciência do « Outro » e/ou a humanidade coletiva (noite) permanecem equilibradas.
A mesma situação ocorre durante o equinócio de primavera, no mês de Áries. Porém na Primavera/Áries a força do dia fica cada vez mais forte, resultando uma individualidade emergente, destacando-se portanto da humanidade coletiva.
Em Libra a força da noite aumenta sucessivamente, de forma que o simbolismo aqui mostra o indivíduo que começa reconhecer as necessidades do outro e do coletivo. Assim, normalmente os pratos de Libra são inclinados mais para a direção dos outros do que para direção de si mesmo.
Pessoas com uma marcante 9. casa zodiacal, ou com muitos planetas no signo de Libra, e/ou do próprio signo de Libra – que vivem verdadeiramente suas energias librianas / venusianas. – são muito direcionadas ao seus semelhantes, ao seu parceiro afetivo, ao coletivo no geral.

Na Astrologia o sigo de libra rege os rins. Com o sistema de filtragem, os rins mantêm o corpo livre de substâncias tóxicas para o organismo. Libra filtra também as experiências da vida, ou dos relacionamentos pessoais que, da mesma forma podem ser tóxicos para o indivíduo.
Libra nos atenta  sobre a importância do companheirismo. Àries está ligado à primeira casa zodiacal: a casa do « Eu/Individualidade ». Libra é o sétimo signo, ligado à sétima casa zodiacal oposto ao   Àries: a casa relacionada ao Outro, ao casamento, ao reconhecimento grupal, coletivo, aos relacionamentos no geral.
O simbolismo de libra e o equinócio de Outono são operativos. É por isso que se diz que Librianos têm o dom da diplomacia. A necessidade de harmonia  e o idealismo também são marcantes no signo de Libra, como mostrado pelo nativo libriano Mahatma Gandhi. Libra planta a semente para uma visão mais ampla da humanidade, uma visão que atingirá a fruição no próximo signo de ar Aquário.
Vênus ou Afrodite do signo de Libra é distante da mesma deusa – porém  mais terrena – em Touro. A diferença é que em Touro ela relaciona-se ao prazer sensual mais cru e ao erotismo. A deusa Afrodite/Vênus em Libra é um arquétipo mais direcionado com a beleza estética, uma peça de Museu por exemplo, bela de ser admirada, exigindo elogios, porém quase impossível de ser tocada. Poderíamos pensar em uma « beleza intelectual ».
Observamos que os indivíduos do signo de Libra ou da sétima casa esforçam-se em prol do equilíbrio, da justiça, da cooperação, da harmonia e da beleza da vida, especialmente no relacionamento.
Atualmente os relacionamentos sexuais-românticos- afetivos mudaram substancialmente nas pessoas em relação a um passado não tão distante. Hoje em dia o ato de cortejar como antigamente virou infelizmente uma piada inocente. Os métodos, as ferramentas e, o comportamento no geral dos homens e mulheres mudaram radicalmente. No nosso mundo moderno, temos vários conceitos do que seja sucesso no casamento, na vida coletiva e nos relacionamentos em geral. Hoje em dia praticamente não há como ter regras « mágicas » para um relacionamento feliz, já que cada individualista idealisa suas próprias regras.
Hoje em dia infelizmente muitas pessoas valorizam os companheiros individualistas. Como se procurassem ambos um mesmo « Eu », que juntos formariam dois « Eu »s.
Outras pessoas ainda preferem e valorizam o modelo de uma passoa apoiar a outra, aprender com a outra e ensinar a outra; onde há trocas entre duas pessoas iguais ou diferentes.
Um relacionamento depende muito do que enxergamos como importante e fundamental na vida a dois. Não devemos, porém, desconsiderar nosso companheiro. Vênus de Libra visa o próprio indivíduo em conexão e com o outro, com o seu semelhante, seja no casamento e nos relacionamentos em geral. E esta interligação de uma pessoa com a outra deve fluir em forma de justiça, respeito, consideração, cooperação, harmonia e amor. Esta é a verdadeira e mais profunda energia de Vênus/Libra.
Libra está na posição do por – do – sol: o Ego individualista é diluído em favor do outro.
O por – do – sol simboliza uma verdade psicológica, apresentando Libra como o menos autocentrado dos signos do Zodíaco, pois o verdadeiro Libriano engloba a energia e luz de seu parceiro em sua fonte de energia e luz, tornando ambas em uma fonte única.

Luciana Volpolini Quinter- Maio 2014
Foto: Josephine Wall