Aquário

Wassermann

A imagem de Aquário mostra um ser humano carregador de àgua, derramando as Àguas da vida. Para os antigos egípcios, o signo de Aquário representava o poder espiritual vital, renovador e fertilizador. No épico de Gilgamesh esse ser humano tem um nome e uma história.

Gilgamesh perdeu seu melhor amigo, que se chamava Enkidu e era seu companheiro de armas. Tendando devolver Enkidu à vida, Gilgamesh saiu em busca de uma erva denominada a Erva da Imortalidade. No seu caminho, foi enviado um Touro contra ele , como também precisou vencer um bando de leões, conseguindo até  atravessar o portão onde três homens-Escorpião estavam de guarda. Esses são os primeiros três signos da cruz fixa, que Gilgamesh precisou vencer antes de conseguir chegar ao outro mundo, onde vivia o imortal Utnapishtim (Aquário). Anteriormente Utnapishtim era um mortal que possuía o dom de escutar as vozes divinas. Num determinado dia Utnapishtim recebeu um aviso celeste, que o mundo seria destruído. Considerando esse aviso, Utnapishtim construiu um barco e salvou-se assim da inundação, que acabou com o mundo.

Utnapishtim é a forma babilônica de Noé e, a história da inundação em que representa esse papel principal é o protótipo da história de Dilúvio em Gênesis. Devido a sua obediência à vontade divina, Utnapishtim recebeu a vida eterna e a guarda da Erva da Imortalidade. O épico conta como Gilgamesh ganhou a Erva da Imortalidade e a perdeu novamente, pois a humanidade ainda não recebeu a imortalidade. Mas na mitologia, encontramos a figura ligada tanto ao dilúvio, quanto à renovação e à imortalidade.

Os gregos contavam a história diferente. Eles associavam Aquário a Ganimedes, o belo rapaz troiano, que atraiu a atenção de Zeus (Júpiter). Certa vez Zeus desceu do Olimpo em forma de águia e levou Ganimedes para alimentar os deuses, que viviam de néctar e Ambrosia. E era com Ambrosia que Ganimedes alimentava os deuses. Ambrosia significa « a Bebida da Imortalidade» e essa bebida é a mesma substância que vimos com Utnapishtim.

O significado de Aquário está ligado ao conceito de uma substância divina que alimenta a vida inteira e é descrita como as Àguas da Vida, como uma Erva ou a Bebida da Imortalidade.

Atualmente o Aquário é interpretado como o signo que rege a eletricidade e as ondas elétricas, não relacionado à àgua. No mundo científico em que vivemos, onde os aspectos tecnológicos são altamente avançados, concebemos a substância vivificante como uma quantidade vital, elétrica da energia cósmica e não mais como uma forma de magia. Além disso, sem os avanços científicos aquarianos, que ocorreram desde a descoberta do seu planeta regente Urano, o mundo ainda estaria meio adormecido.

Como Urano foi descoberto durante as Revoluções Americana, Industrial e Francesa, o planeta foi imediatamente relacionado à liberdade, à independência, à uma natureza rebelde, como também ao rompimento com tradições e regras.

A palavra «pioneiro» pode ser aplicada nitidamente ao Aquário. De fato, pessoas que nascem com um Urano em destaque possuiem um pioneirismo incrível. Urano é o iconoclasta, o rebelde divino e o poder de criatividade humana.

A palavra Uranus deriva do grego Ouranos e está relacionado ao *Sânscrito Varuna. O deus Varuna é o criador e guardião da lei Cósmica, que criou todo um Universo com a força da vontade criativa. Urano é portanto a força essencial da criação.

Se examinarmos precisamente o planeta Urano e considerarmos as histórias acimas citadas, perceberemos que seu comportamento não se encaixa na imagem que fazemos deste iluminado signo. Também não encontraremos uma correlação com seu antigo signo regente, o Saturno. Descobriremos, porém, que ambos os planetas representam dois deuses com incríveis capacidades vivificantes e procriativas, que originaram as gerações subsequentes.

Um detalhe desconfortável é o fato dos dois deuses não conseguirem abrir mão de seu ofício. Isso explica o tremendo potencial criativo e inerente a Aquário por exemplo como ideologistas, inventores e artistas, porém com sua maneira fixa de agir. Estes pensadores futuristas e visionários podem levar a humanidade para frente com suas idéias revolucionárias, avançadas e geniais, porém eles podem também ter grande dificuldade em desistir das idéias antigas, como também opiniões e posições, mesmo quando chega o momento ncessário para tal.

Na Astrologia clássica Saturno era regente de Aquário. A descrição sobre os aquarianos era baseadas na energia de Saturno. Hoje em dia Aquário é regido pelo planeta Urano, e recebe a descrição energética do mesmo.

É interessante observar que ambas energias de Saturno e Urano constituem o signo de Aquário. Encontramos aquarianos com energia de Saturno, como também de Urano. Por exemplo: Ronald Reagan incorporava o lado cauteloso e conservador de Aquário saturnino, porém com o lado carismático do Aquário uraniano. O aquariano Abraham Lincoln possuia a aparência saturnina, como também a melancolia e o pensamento aprofundade de Saturno. Porém suas idéias de profeta, reformador social e livre pensador representavam nitidamente as caracteríscas atuais do Aquário regido por Urano.

Para pessoas do signo de Aquário, receber informações não é o suficiente. Essas informações deverão trabalhadas e por fim enviadas às outras pessoas. A finalidade do Áquário é de iluminar as mentes das outras pessoas, fazendo com que recebam novas idéias. Aquário acredita que quando recebemos novas idéias, saímos da escuridão para e vivermos na luz do conhecimento (Iluminismo). O Aquário enfatiza os princípios universais e não os pessoais, pois é um ser universal. Pessoas egocêntricas têm dificuldades com o Aquário. O temperamento egoísta inflamado entra em detrimento, pelo fato do Ego não encontrar satisfação em um signo que considera todos iguais. Para um aquariano todas as pessoas que existem no mundo são iguais.

Aquário mantém uma importante ligação com Leão. Como são polares opostos ( Aquário na 11 e Leão na casa5), dependem um do outro para certas situações, como por exemplo na àrea casa da saúde. O principal órgão para o Leão é o coração. Para Aquário a circulação sanguínea é de grande importância, pois influencia a sobrevivência das células cerebrais. Desta forma, tumores cerebrais, coágulos, endurecimento nas artérias e ataques cardíacos estão fortemente relacionados com a polaridade entre Leão e Aquário.

Afirma-se que os aquarianos estão à frente de seu tempo, e por isso muitas vezes estão fora da sincronia com o mundo em que vivemos.como citado acima, Urano, o planeta regente de Aquário, foi descoberto justamente num período de revoluções, onde acentuava-se a idéia das luzes e da Tecnologia. Muitas idéias e invenções aquarianas vieram à luz, tornando o mundo mais fácil de ser entendido, como por exemplo John Fitch e Thomas Alva Edison. Possoas com forte Urano ou marcante casa 11, possuem uma forte tendência às descobertas científicas.

A penetrante mente aquariana, justamente na Era de aquário, pode nos levar ao rompimento com antigos comportamentos danosos e inertes, como também nos trazer agitação, alienação e rebelião, sintomas já presentes atualmente.

A Era de Aquário caracteriza-se claramente por grandes mudanças em relação às outras Eras, pois isto faz parte do Aquário. Essas mudanças sto nos levarão a um mundo melhor? Depende de como enxergamos nossos semelhantes, os animais e a mãe natureza. Hoje em dia, vivemos em um mundo racional e também emocional, tecnológico e controlado. O que falta em agumas pessoas é saber conciliar as duas inteligências em suas vidas e no mundo: a Inteligência intelectual e a inteligência emocional. À partir do momento que a civilização da terra conseguir a grandiosidade do equilíbrio entre a Inteligência emocional e a intelectual, o nosso maravilhoso planeta encontrará a verdadeira paz.

Luciana volpolini quinter- Maio 2014

Foto: Josephine Wall

*Sânscrito é uma língua clássica da Índia antiga que influenciou praticamente todos os idiomas ocidentais. O alfabeto original do sânscrito é o devanagari, deva (deus) e nagari (cidade), que significa „a escrita da cidade dos deuses“. (Wikipedia)